TDAH – comprometimentos e dificuldades
SINTOMAS DE TDAH
| |
COMPROMETIMENTOS
|
DIFICULDADES
|
Escrita
|
Cópia do quadro
|
Coordenação motora
|
Manutenção do foco
|
Memória de trabalho
|
Interpretação de texto, cálculos matemáticos e leitura
|
Planejamento
|
Trabalhar sem cometer erros bobos
|
Organização
|
Trabalhar em grandes projetos
|
Habilidades sociais
|
Sequências (exercícios) muito extensos
|
Tempo de realização de uma tarefa (ex: provas)
|
Auto-monitoração
|
Metas a longo prazo
| |
Transição de uma tarefa para outra
| |
Usar o feed-back
|
Recomendações quanto à escrita:
· Reduzir a quantidade de escrita e/ou cópia.
· Permitir uma parada ou saída de sala depois de cada página* escrita. (*fazer o combinado prévio se será parágrafos, textos, redação, etc).
· Entregue cópias impressas do conteúdo passado no quadro.
· Estipule um tempo maior para trabalhos escritos, anotações ou cópia do quadro.
· Diminua a exigência quanto ao grau de limpeza dos cadernos. (cuidado para não abandonar).
· Permita o uso de um mini gravador para gravar falas do próprio estudante.
· Permita que o estudante alterne entre computador e escrita.
· Observe e oriente sobre o tipo de agenda que o aluno está usando.
· Modifique as folhas de exercício de modo a promover um espaço maior para as respostas.
· Reduza o número de tarefas a serem feitos por vez.
· Ensine a tampar os exercícios e deixar só o que está sendo feito, à vista.
· Promova o uso de papel quadriculado, pautado ou de réguas para alinhar os números.
Recomendações quanto à dificuldade com metas de longo prazo:
· Forneça ao aluno a matéria dada em aula.
· Faça uma revisão do conteúdo anterior e relacione com o objetivo maior antes de introduzir matéria nova.
· Relacione conteúdos e tarefas à exemplos com significado concreto.
Recomendações quanto ao planejamento:
· Forneça um modelo de planejamento.
· Mostre ao aluno um projeto inteiro já completo ao introduzir uma tarefa.
· Divida grandes projetos em vários menores.
Recomendações quanto à organização:
· Ensine o uso de cores para tópicos diferentes (vermelho para assunto principal, verde para datas, amarelo para nomes, etc).
· Trabalhe a priorização.
· Faça pequenas atividades diariamente e certifique-se de completar cada uma delas sem pendências.
Recomendações quanto as habilidades sociais:
· Pense antes de agir (falar).
· Identifique um colega ou amigo que possa ajudá-lo nas tarefas diárias.
· Tome consciência das possíveis consequências dos seus atos.
· Verbalize quais atitudes que gosta e que não gosta para que as pessoas saibam o que pensa.
Fonte: www.claudiaferreira.psc.br/tdah
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário