Avaliação de Português – 1º Bimestre - 4º Ano
O gato e a raposa
O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
_Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
_Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
_Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas...
Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto, subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
_Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa a saber mal noventa e nove coisas diversas.
1-Responda:
a- Qual é o título da história?
R=______________________________________________________________________________
b- Como andavam o gato e a raposa?
R=________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c- Eram amigos ou inimigos?
R=_______________________________________________________________________________
d- O que o gato sabia fazer e que bastava para que os cachorros não o pegassem?
R=_______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
e- Quantos truques a raposa dizia saber?
R=______________________________________________________________________________
f- Valeu algum truque da raposa ou ela teve que sair correndo?
R=______________________________________________________________________________
g- A moral dessa fábula é:
( ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.
( ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
2- Marque as alternativas corretas.
• Quantas sílabas têm as palavras abaixo:
a) Uvas (4) (3) (2)
b) Raposa (5) (3) (7)
c) Padeiro (2) (4) (3)
d) Começou (5) (2) (3)
3- Leia as palavras e circule os encontros vocálicos.
azeitona- piada – saguão – teatro – língua – relógio
4- Empregue o código correto:
(1) Hiato (2) Ditongo (3)Tritongo
carneiro ( ) pavão ( )
besouro ( ) aviador ( )
coelho ( ) saúde ( )
perua ( ) Paraguai ( )
5- Pontue :
a) Quanto custou o tênis _____ b) Eu não quero estudar_____
c) Qual é o seu nome_____ d) Meu nome é Pedro_____
e) Que linda flores_____ f)Eu não vou para casa de Carlos ____
6- Acentue corretamente:
mascara - pera - abobora - lampada - tenis - cafe
7-Classifique as palavras em quanto ao numero de sílabas e a tonicidade:
boneca-_____________________________________________________________
chaminé-___________________________________________________________
lágrima-_____________________________________________________________
dominó-______________________________________________________________
pardal-________________________________________________________________
8-Coloque o C ou Ç:
dan _____ a fuma _____a Ca _____ ique
ba_____ cia corti_____ o lou ____ a
ber _____o coi_____e ___ilada
sele ____ao Cáli_____e on____a
Boa Prova!!!!
Avaliação de Português - 2º Bimestre - 4ºAno
O Caracol Invejoso
O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele. Uns brincavam, outros saltavam. E ele aborrecia-se debaixo do peso de sua carapaça!
- Vê-se que meu destino é ir devagarinho, sofrendo todos os males! dizia ele, bastante frustrado.
Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.
- Caracolino, pense que, se a Natureza lhe deu essa carapaça, para alguma coisa foi, disse-lhe a tartaruga, que se encontrava em situação semelhante à dele.
- Sim, claro, para alguma coisa será! Pode explicar-me a razão? Perguntava Caracolino, ainda mais chateado por receber tantos conselhos.
Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram. E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.
Um dia, desabou uma tempestade. Choveu durante muitos dias. Parecia um dilúvio! As águas subiram, inundando tudo. Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades.
Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro. Dentro de sua carapaça estava totalmente protegido!
Desde então, compreendeu a utilidade de sua lenta e pesada carapaça. Deixou de protestar, tornando-se um animalzinho simpático e querido por todos.
( Autor Desconhecido)
Compreendendo o texto:
1-Responda:
a-Por que o Caracolzinho era infeliz? ____________________________________________________
_________________________________________________________________________________
b-Caracolino falava sempre que tinha um destino na vida. Qual era ele?__________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c-Os amigos de caracolino acabaram por abandoná-lo. Qual foi o motivo?_______________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d-Um dia um acontecimento mudou o modo de pensar do caracolzinho. O que houve? A que conclusões Carolino chegou?_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e-No final do texto, vemos que Carolino finalmente encontrou a felicidade. Explique:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
2-Retire do texto:
a -Um substantivo próprio:____________________________________
b- O antônimo de feliz:_______________________________________
c -Dois substantivos comuns:_____________________________________________
3-Complete as frases com o coletivo dos substantivos sublinhados :
a- Naquele _____________ tem muitas árvores.
b- Ganhei um lindo ___________________ de flores vermelhas .
c- Um ______________ de pássaros voam felizes.
d- Encontrei a ______________ de bananas na bandeja .
4-Passe as frases para o masculino: a-A vaca, a leoa e a égua foram para o mato .
____________________________________________________________________________
b-A moça viu a aluna conversando com aquela mulher.
_____________________________________________________________________________
c-A rainha, a imperatriz , é uma gentil dama.
____________________________________________________________________________
5-Classifique os substantivos de acordo com a legenda:
( a ) abstrato ( b ) concreto ( ) sensibilidade ( ) luz ( ) ar ( ) frio ( ) dor ( ) floresta ( ) afeto ( ) mar
6- Forme substantivos derivados de:
pedra – _________________________________livro – ____________________________________
flor – ___________________________________banana – __________________________________
7-Escreva o que se pede:
a) 5 substantivos próprios:____________________________________________________________
b)3 substantivos compostos:___________________________________________________________
c)2 substantivos primitivos:_____________________________________________________________
8-Complete: a-O antônimo de dia é ____________________ c-O sinônimo de longe é____________________ b-O sinônimo de ganhar é__________________ d-O antônimo de alto é_____________________
9-Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) Me deem um pouco de trigo! ( ) Frase interrogativa
( 2 ) Mas por quê?O que você fez durante o verão? ( ) Frase negativa
( 3 ) Era inverno. ( ) Frase exclamativa
( 4 ) Para falar a verdade,não tive tempo. ( ) Frase afirmativa
10-Ditado:
1-__________________________ 2-___________________________ 3-__________________
4-_________________________ 5-____________________________ 6-__________________
7-_________________________ 8-____________________________ 9-__________________
Boa Prova!!!
Avaliação de Português – 1º Bimestre - 5º Ano
GENTE É BICHO E BICHO É GENTE
Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz ideia do que eu vi. Uma coisa horrível,horripilante, escabrosa,assustadora, triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.
Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento. Ele procurava comida!
Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrível!
Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei:
_“Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou:
_“Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada!
Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha?
Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu orei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.
(OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).
1-Responda:
a-Qual é o título do texto?
R=..............................................................................................................................................................
b-Por que a menina ficou chateada?
R=...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c-Para quem a menina estava relatando o que havia acontecido?
R=................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2-Pinte da mesma cor, fazendo a correspondência:
Declarativa afirmativa Nossa! Isso é demais!!
Declarativa negativa Eu não posso sair.
Interrogativa Já terminei toda a minha lição de casa.
Exclamativa Traga-me um café..
Imperativa Quantas casas há no seu bairro?
3-Coloque a pontuação necessária nas frases a seguir:
a) Mariana Clarice e Miguel foram ao circo
b) Jéssica comprou um vestido um par de sapatos e uma bolsa
c) Que horas você vai a escola
d) Mamãe perguntou Você já vai sair
4-Classifique as palavras quanto à tonicidade, usando a indicação abaixo:
(A) OXÍTONA (B) PAROXÍTONA (C) PROPAROXÍTONA
( )esquisito ( ) ouvido ( ) número
( )costura ( ) médico ( ) cigano
( )mamão ( ) anzol ( ) melão
5-Circule os substantivos comuns:
a) Os meninos brincavam de bola.
b) Meu cachorro é bravo.
c) O lápis é colorido..
6-Dê o coletivo de:
cães.............................. músicos ....................................
selos............................. livros.........................................
artistas......................... aviões............................................
peixes ......................... porcos..............................................
7-Sublinhe com um traço os substantivos simples e com dois traços os compostos.
rato guarda-chuva árvore homem beija-flor amor-perfeito
8- Classifique os substantivos em primitivo ou derivado.
ferreiro................................... pão .......................................
sapato...................................... pedreiro .................................
livraria ...................................... pedra .......................................
9-Escreva dois substantivos derivados para:
Chuva..................................... ..........................................
tinta ....................................... ..........................................
pedra...................................... ..........................................
10-Pesquise no dicionário o significado dos homônomos abaixo:
acento-...............................................................................................................................
assento-..............................................................................................................................
caçar-..................................................................................................................................
cassar-................................................................................................................................
calda-...................................................................................................................................
cauda-..................................................................................................................................
Boa Prova!!!
Avaliação de Português - 2º Bimestre - 5ºAno
Leia :
Os vasos preciosos
Um príncipe poderoso possuía vinte vasos de porcelana, belíssimos, que eram seu orgulho. Guardava-os numa sala especial, onde ficava durante muitas horas a admirá-los.
Um dia, sem querer, um criado quebrou um dos vasos.
O príncipe, enfurecido e inconsolável com a perda do precioso objeto, condenou à morte o desastrado.
Nessa ocasião, apresentou-se no palácio um velho sábio que se propôs a consertar o vaso de maneira a ficar perfeitamente igual aos outros, mas, para isso, precisava ver todos juntos.
A sua proposta foi aceita. Sobre uma mesa coberta com riquíssima toalha, estavam os dezenove vasos enfileirados. Aproximando-se o sábio, como se tivesse enlouquecido, puxou com violência a toalha e os vasos tombaram ao chão, em pedaços.
O príncipe ficou mudo de cólera, mas antes que ele falasse, o sábio, tranquilamente, explicou:
- Senhor, estes dezenove vasos poderiam custar a vida a dezenove infelizes; assim, dou por estes a minha, porque, velho como sou, para nada sirvo.
Refletindo, o príncipe compreendeu que todos os vasos do mundo, por mais belos e preciosos, não valiam a vida de um ser humano.
Perdoou o sábio e também ao servo desastrado.
( Malba Tahan)
1-Responda de acordo com o texto :
a)De que se orgulhava o príncipe ?
_________________________________________________________________________________
b)O que o príncipe fez ao saber que um servo havia quebrado um de seus vasos ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)Quem se apresentou no palácio ?
_________________________________________________________________________________
d)Que palavras do sábio fizeram o príncipe refletir ?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Retire do texto:
a-dois numerais cardinais:_______________________________________________________
b-duas palavras no grau comparativo superlativo:___________________________________
c-um adjetivo:____________________________________________________________
3-Classifique o grau em que estão os adjetivos destacados nas frases:
a-A menina é tão religiosa quanto à mãe. _________________________________
b-Rodolfo é menos estúdios o que Saulo. __________________________________
c-Tiago é mais esperto que Bruno. __________________________________
4- Qual o adjetivo pátrio correspondente a cada estado abaixo.
Bahia: ______________________________________
Espírito Santo: ________________________________
Rio Grande do Sul: ____________________________
Ceará: ______________________________________
São Paulo: ___________________________________
Paraíba: _____________________________________
5-Substitua as locuções adjetivas pelo adjetivo correspondente:
a-Amor de pai-________________________ c-raio de sol-______________________
b-ato de carinho-______________________ d-amor de filho- ____________________
6-Escreva no grau aumentativo e diminutivo:
boca-_________________________ ________________________________
nariz-_________________________ ________________________________
cão-___________________________ __________________________________
7- Escreva os seguintes adjetivos no grau superlativo absoluto sintético.
amigo _________________ feroz ______________________ sensível-______________________
bom ___________________ fácil _______________________ pequeno-_____________________
8-Classifique os numerais destacados nas frases abaixo em :fracionário,cardinal,multiplicativo e ordinal.
a-Hoje sete alunos faltaram._________________________
b-O time de Rafael ficou em primeiro lugar no campeonato._______________________________
c-Ana ganhou o dobro de figuras que tinha em seu álbum.________________________________
d-Maria comeu a terça parte do bolo.________________________________________________
e-Foram trinta e cinco alunos para o passeio da escola.___________________________________
9- Cite dois exemplos de substantivos:
a. comuns - de - dois- gêneros _________________________________________________________
b. sobrecomuns ____________________________________________________________________
c. epicenos ________________________________________________________________________
10-Numere corretamente:
(1)Pronome pessoal do caso reto ( ) esta,essa,aquela
(2)Pronome do caso oblíquo ( ) eu,tu,ele
(3)Pronome de tratamento ( ) me,mi,comigo
(4)Pronome demonstrativo ( ) Você,Vossa Senhoria
11-Dê o plural de:
folhagem-__________________________ jornal-____________________________
pão-______________________________ raiz-______________________________
guarda-sol-_________________________ quinta-feira-________________________
cachorro-quente-_____________________ bem-te-vi-__________________________
12-Ditado:
1-______________________ 2-___________________ 3-_________________ 4-______________
5-______________________ 6-____________________ 7-_________________ 8-_____________
Boa Prova!!!
Adorei as provinhas!!!!!!!!!!!!!!!!! Bjssssssssssss
ResponderExcluir
ResponderExcluirVeja mais interpretação de texto para:
Interpretação de texto do menino maluquinho
Interpretação de texto curto
Interpretação de texto com gabarito
Interpretação de texto 5° ano
Interpretação de texto 4° ano
Interpretação de texto 3° ano
Interpretação de texto 2° ano
Interpretação de texto 1° ano
Amei o seu blog!!!
ResponderExcluirAjuda e muito!
Obrigada!
Também adorei!!!!!Muito obrigada!!!!1
ResponderExcluirTudo muito lindo.Traz uma paz muito grande.Jesus te abençoa.
ResponderExcluirQue ótimas avaliação, são realmente de grande valia para nos, principalmente por que trabalhamos com alunos de zona rural.
ResponderExcluironde ficam os gabaritos para as provas do 4º ano?
ResponderExcluirotimas provas
ResponderExcluirnossa! são ótimas, facilita muito o corre - corre do dia-a- dia da gente.
ResponderExcluirOnde posso ver os gabaritos das Provas do 4o e 5o ano?
ResponderExcluirAtividades ótimas!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVoce esta de parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirmuito bom pois nossas crianças precisam ser preparadas. amei
ResponderExcluiramei.....
ResponderExcluirPARABENS MUITO BOAS AMEI
ResponderExcluirPARABÉNS,TD MUITO BOOMMMMM !!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluiradorei. parabéns
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmei as atividades !!!!
ResponderExcluir